Descent To The Maelstrom, A
O escritor, poeta e crítico americano Edgar Allan Poe (1809-1849) é famoso por seus contos curtos, histórias e poemas de terror e mistério. ?Uma Descida no Maelström? (A Descent into the Maelström) de 1841 conta a história de dois pescadores presos em correntes entre as ilhas montanhosas de Lofoten, dentro do Círculo Polar Ártico no norte da Noruega. Um redemoinho perigoso arrasta seu barco e só um deles sobrevive. Baseado nesta história, Philip Glass compôs uma obra coral para o Australian Dance Theatre em 1986. Com as bênçãos do compositor, este documentário produziu um arranjo para a Orquestra Filarmônica do Ártico, a instituição orquestral profissional mais jovem e mais setentrional do mundo, que oferece 150 apresentações a cada ano e que cobre todo o norte da Noruega e o Alto Norte. A gravação aconteceu nos arredores naturais que inspiraram a história de Poe: a espetacular paisagem de Lofoten. Tim Weiss é o encarregado de reger a Orquestra Filarmônica do Ártico e o Coro com Berit Norbakken Solset assumindo a parte solista de soprano.
O documentário utiliza a música gravada pelo Coro e a Orquestra Filarmônica do Ártico, no marco de uma análise social em que a política e a atualidade se entrelaçam. O cineasta Jan Vardøen capta ao longo do documentário imagens da dura vida em Lofoten e combina isso com a música de Philip Glass.
O concerto apresenta a gravação real da música de Philip Glass com equipamentos de última geração com imagens espetaculares da paisagem ao redor.
Informação
Título original
A Descent To The Maelstrom
Gênero
Documentary