Miguelito- Canto A Boriquen
"Parte retrato de uma criança prodígio lendária, parte história de detetives, parte drama familiar e sempre repleto de camadas de revelações e ironia, Miguelito é uma viagem intercultural emocional de Nova York a Porto Rico, à Colômbia e vice-versa, celebrando as alegrias da salsa, a esperança e os sonhos, mas também as duras realidades da vida na indústria musical. Um filme lindamente feito." Alan Berliner


Miguel Ángel Gonzáles Sánchez, apelidado de Miguelito, era um menino de Porto Rico que ajudava a sustentar sua família pobre cantando nas ruas. Lá ele foi visto pelo lendário produtor musical americano Harvey Averne, que contratou o garoto de 11 anos, produziu um álbum intitulado Canto a Borinquen (Elogio de Porto Rico) e organizou um show de salsa no Madison Square Garden.
Acreditando que grandes coisas acontecessem, a família mudou-se para Nova York na esperança de que a carreira de Miguelito decolasse. Embora suas músicas tenham se tornado sucessos de culto em toda a América Latina, o álbum não teve sucesso financeiro. A família voltou para Porto Rico e Averne perdeu de vista o menino que havia simplesmente desaparecido. O cineasta Sam Zubrycki queria descobrir o que realmente havia aconteceu.
Havia histórias de que Miguelito morrera em um acidente de carro. Outros afirmaram que ele estava na prisão. Quando Sam Zubrycki finalmente conseguiu entrar em contato com a família e trouxe Harvey Averne para Porto Rico, a verdadeira história veio à tona. Experimentamos apresentações de La Sonora Ponceña de Papo Lucca, Nelson Feliciano, Maximo Torres e outros músicos de salsa que tentam desvendar a história da vida de Miguelito.
Informação
Título original
Miguelito- Canto A Boriquen
Gênero
Documentary