Pina
?Pina? é um documentário no qual Wim Wenders homenageia a famosa coreógrafa alemã, diretora de peças como ?Tannhäuser?, ?Ifigênia em Táuris? e ?A Sagração da Primavera? entre outras. Wenders elogia a figura de uma mulher inovadora que reinventou os cânones da dança clássica para mostrar a realidade e a capacidade do movimento como transgressão. O diretor tenta levar o público numa viagem de descobrimento sensual e visualmente deslumbrante a uma nova dimensão: diretamente no palco do lendário Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, o documentário segue os dançarinos do teatro até a cidade e os arredores de Wuppertal: o lugar que durante 35 anos foi o lar e o centro da criatividade de Pina Bausch.
As danças em "Pina" acontecem em palcos tradicionais e também nas ruas e bondes da cidade (em Wuppertal, a cidade do noroeste da Alemanha onde fica a sede da companhia Bausch), em florestas e campos e, graças a um golpe do que parece uma caixa portátil. Alternando entre gestos muito estilizados e precisos -de mãos, dedos e rostos, assim como dorsos e membros- e movimentos mais fluidos e expressivos, os dançarinos representam dramas de desejo, violência sexual e a passagem do tempo.
A coreografia é uma arte notoriamente perecível. As danças muitas vezes lutam para sobreviver aos seus criadores. E "Pina" é, acima de tudo, um ato de preservação, um monumento que também desafia a mortalidade, completamente vivo em todas as dimensões.
Informação
Título original
Pina
Gênero
Performance
Transmissões seguintes
Sábado, 14 de Dezembro
15.40 H.
Domingo, 15 de Dezembro
01.00 H.
13.05 H.