Presenca De Villa Lobos
A maioria dos amantes da música já ouviu uma versão das Bachianas Brasileiras nº 5, mas quem conhece o compositor original? A história de vida de Villa-Lobos parece um roteiro de filme de aventura. Ele se misturou com músicos de rua no Rio e viajou amplamente pelo Brasil para pegar música indígena. Ele fez amizade com Arthur Rubinstein, que conta a história de seu primeiro encontro e, em seguida, lança a velocidade do pescoço no Prole do bêbê. Trabalhos sinfônicos, incluindo o poema de tom do Amazonas e muita música de câmara, demonstram quão estreitamente Villa-Lobos estava conectado aos sons de seu país.

The Guardian recentemente atestou o compositor como uma ?personalidade auto-mitologizante e maior do que a vida?. Nascido em 1887 no Rio de Janeiro, Villa-Lobos é o compositor mais representativo da música artística em seu país. O cineasta Carlos de Andrade teve a sorte de poder recorrer à bela coleção do Museu Villa-Lobos para o que parece ser o primeiro documentário aprofundado sobre o compositor. Ele está nos levando em uma jornada pelo vasto país e pela música inspirada nele.

Ouvimos de Arthur Rubinstein como o jovem compositor se tornou um amigo ao longo da vida, descobrimos em Andrés Segovia o que havia de especial nas composições de Villa-Lobos para guitarra e temos Gustavo Dudamel a descrever o que ouve na música do compositor. Apreciaremos trechos dos 14 Chôros, mais das Bachianas brasileiras, seus poemas e concertos de tom, além de seus quartetos de cordas. Há muito a ser descoberto em sua produção prolífica, repleta de espontaneidade e espírito improvisador. Como Villa-Lobos disse uma vez sobre si mesmo: não uso folclore, sou o folclore.
Informação
Título original
Presenca De Villa Lobos Ep.1
Gênero
Biography
Transmissões seguintes
Sábado, 05 de Dezembro
14.45 H.
Domingo, 06 de Dezembro
01.30 H.
Segunda-feira, 07 de Dezembro
19.30 H.
Quarta-feira, 09 de Dezembro
19.30 H.
Sexta-feira, 11 de Dezembro
20.30 H.
Sábado, 12 de Dezembro
02.45 H.